0

Sobre saunas na Rússia

received_10210895779417322

O frio é parte da vida dos russos, não há como negar. E por isso, ao longo de milhares de anos, eles desenvolveram maneiras e truques para se adaptar ao clima hostil e assim viver da melhor maneira possível. A tradição da sauna é um exemplo.
Ainda na Rússia campestre, surgiu a chamada баня (bania), a versão tradicional da sauna russa. Na época não havia água encanada nem e as pessoas usavam a баня como um lugar para se tomar banho quente. Normalmente um pequeno aposento do lado de fora das casas revestido de madeira maciça. Nele o vapor de ervas queimadas aqueciam a água do banho.
Com os tempos modernos vieram as mudanças. A sauna passou a ser usada principalmente como aliada da saúde. Temperaturas tão extremas como as da Rússia exigem um organismo muito forte. Entrar na sauna e depois tomar um banho gelado, “mergulhar” na neve ou simplesmente sentar ao ar livre no inverno, provoca um choque térmico que alavanca o sistema imunológico de qualquer um.
Inclusive, certa vez perto de onde moramos vi homens sentados apenas de toalha em um banco do lado de fora de uma sauna pública. E tudo isso em pleno inverno russo! O vapor quente também ajuda no tratamento de certas dificuldades respiratórias e problemas de pele. É como se o corpo passasse por uma limpeza geral.
Mas para ser efetiva, a sauna precisa ser bem quente. A temperatura média é de 100 graus Celsius. É claro que não é possivel ficar muito tempo dentro de um ambiente assim. Por isso, a tradição é entrar por alguns minutos e sair, durante várias vezes. Lá dentro normalmente as pessoas ficam sem roupa e por isso as saunas femininas são separadas das masculinas.




Como elas funcionam?

As saunas tipicamente russas possuem uma espécie de fogão de lenha onde diferentes ervas são queimadas. Um sistema garante que o calor aqueça pedras localizadas dentro do recinto e elas exalam então um vapor por período prolongado. De tempos em tempos, joga-se água em cima delas e o ar quente provocado aumenta ainda mais a temperatura. Hoje em dia, entretanto, são mais comuns as saunas que são aquecidas por sistemas elétricos, como a gente vê normalmente no Brasil.
Quanto ao tipo de sauna, existem aquelas abertas ao público onde é preciso apenas pagar a entrada. Elas variam desde as mais simples até as que oferecem outros serviços como piscina, restaurante e até quartos. Muito comum é construir no quintal de casa uma sauna privativa, lugar também usado para reunir amigos durante os finais de semana.

Por: Lorena Santana

Blog: Vida russa

Comente

comments

admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *