1

Brasileiro que estudará medicina em Kursk na Rússia

1069831_10201290597494163_1543652875_n

 

       Olá amigos da Rússia tudo bom? Hoje tive a oportunidade de conversar com o Jairo Lenzi que é um brasileiro de 21 anos que decidiu estudar medicina na Rússia. Trocamos algumas ideias bem interessantes sobre as vantagens de estudar neste belo país. Segundo Lenzi as oportunidades de estudos russas são mais vantajosas no que diz respeito ao custo benefício, sem contar na grande oportunidade de ter um diploma que lhe dá acesso para trabalhar na Europa. Por estas razões muitos brasileiros estão deixando seus familiares e amigos e se dedicando a uma rotina de estudos fora do Brasil.

     Abordamos algumas temáticas que fazem parte do cotidiano dos intercambistas, sendo elas: Custo do ensino privado na área de medicina aqui no Brasil, a falta de conhecimento que nós brasileiros temos sobre a Rússia, a questão política atual russa e sobre a burocracia para estudar na Rússia. Notei que apesar do grande número de jovens que escolhe quase sempre a América do Norte como destino para um intercambio, existe também um crescente número de pessoas que optam estudar em países pouco fora do gosto popular, em especial a Rússia está sendo um dos roteiros escolhidos por pessoas da faixa etária de 15 a 30 anos que estão planejando ou executando a ideia do intercambio.

     Fiquei muito animado ao saber que o Lenzi irá compartilhar em seus blogs a sua experiência como estudante de medicina na Rússia e também fiquei feliz em conversar com alguém que compartilha o mesmo interesse pelo país e admiração pelo presidente russo Vladimir Putin. Fiquei muito honrado também pelo fato do Jairo Lenzi está de viagem programada para as 13:00 de hoje dia 20/02/15 e mesmo assim ter aceitado compartilhar sua experiência e acordar cedo para gravarmos de manha à entrevista. Bom, a caminhada deste brasileiro está apenas começando, mas sua maturidade em escolher e organizar seu intercambio me faz ver um futuro médico compromissado e que faz jus a sua profissão, jovens como o Jairo me dá esperança de melhores relações entre o Brasil e a Rússia e é claro entre o Brasil e muitos outros países do mundo.

     É galera me disperso por aqui, se você quer conhecer os blogs do Lenzi e saber um pouco dos preparativos da sua viagem que acontece hoje, então assista ao vídeo que está abaixo e confira o papo legal que tive com ele. Muito obrigado e aproveite para nos seguir também no Face, instagram e etc. Deus abençoe a cada um de vocês! Abraços)))))

Por: Caique Jr

Contato: amigosdarussia@gmail.com
Page: facebook.com/amigosdarussia
Instagram: @coisasdealuno
Twitter: @caiquevuh

Comente

comments

admin

One Comment

  1. Por alguma razão, é muito popular ir para Rússia e estudar mesmo medicina. Mas eu veio a estudar engenharia, porque isto é mais perspectivo e barato do que na Europa. Estou a fazer um curso na ITMO University em São Petersburgo.

    No início era difícil, essencialmente aprender língua, e o clima também não me agradava. Mas posteriormente se acostumava, encontrei muitos amigos (aqui não há muitos estudantes de Brasil, por isso, sou quase uma estrela).

    Na ITMO há um programa de estudo compartilhado com universidades europeias, por isso, em breve vou para Alemanha e em resultado vou ter dois diplomas, um dos quais será europeu.

    Por acaso, atualmente, a moeda local (rublo) embarateceu um pouco, por isso, aqui a vida quotidiana tornou-se muito mais vantajosa para estrangeiros. Muitas coisas são significativamente mais baratas do que no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *